Evento foi organizado pela Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, em parceria com a Rede Nacional da Primeira Infância, e a Frente Parlamentar Mista da Educação

A Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, presidida pela deputada Leandre Dal Ponte (PV), realizou nesta semana um evento transmitido pela internet para debater o retorno às aulas neste ano. O evento foi feito em parceria com a Rede Nacional da Primeira Infância e a Frente Parlamentar Mista da Educação.

Participaram dos debates a representante da Unicef Brasil, Florence Bauer, o secretário de Educação de Almirante Tamandaré, Jucie Parreira, o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Medronho, e Luiz Miguel Garcia, da Undime (União dos Dirigentes Municipais da Educação), e do vereador de Curitiba, Dalton Borba.

Centenas de pessoas acompanharam o debate, que foi transmitido pelo Youtube, com mediação da deputada Leandre. Durante mais de 2 horas, parlamentares e especialistas debateram os desafios e os impactos do retorno às aulas em 2021. E o secretário de Educação de Almirante Tamandaré (PR) apresentou um modelo inovador implantado no município, com apoio da comunidade, conseguiu garantir o direito à educação durante a pandemia.
 
“Isto porque a pandemia ainda não acabou. E o Brasil já passou de 10 milhões de casos e 250 mil óbitos contabilizados. Mas há questões importantes que precisam ser debatidas, principalmente no que diz respeito ao desenvolvimento das nossas crianças”, contextualizou a presidente da Frente, deputada Leandre.

Ela lembrou que o evento faz parte da série Diálogo com Especialistas, desenvolvida dentro da frente como um espaço de troca de experiências entre parlamentares, o governo, a academia e a sociedade civil sobre temas relacionados à primeira infância.

Leandre destacou que o debate sobre o retorno às aulas e os reflexos na primeira infância e na educação foi instigado pela representante do Unicef, Florence Bauer. “As nossas crianças com certeza serão as vítimas da pandemia no futuro. Este período de escolas fechadas é bastante desafiador, pois a escola exerce um papel extremamente importante na vida das crianças e suas famílias”, pontuou Leandre.

A representante da Unicef no Brasil falou sobre a educação como direito fundamental para as crianças e adolescentes e afirmou que é prioridade para a Unicef, em nível Global, facilitar e promover uma reabertura segura das escolas.

Florence também discorreu sobre os impactos da escolas na vida das crianças, com ênfase para a interação social, a segurança alimentar, e a proteção das crianças: contra diversas formas de violências.

Almirante Tamandaré


Para conseguir garantir a educação das crianças e adolescentes mesmo com o isolamento social, Almirante Tamandaré criou o projeto Casas Sementeiras, onde mais de 300 pessoas da comunidade abriram as portas de suas residências para receber e ajudar a distribuir materiais escolares durante a pandemia.
 
“O debate desta semana com os parlamentares nos despertou a urgência de uma articulação maior, diante do contexto Brasileiro e das realidades presentes, distintas e marcadas pelas desigualdades sociais, que precisam ter um olhar muito característico”, afirmou o secretário de Educação de Almirante Tamandaré, Jucie Parreira.

Para ele o debate traz a esperança de criar um novo cenário, com maior participação da sociedade para enfrentar o desafio, respeitando as realidades locais.

“Enquanto município, para nós é uma honra poder apresentar um case que foi construído a partir das realidades locais, fazendo um contraponto a todos os modelos que estão em pauta no Brasil, que em sua maioria são importados”, acrescentou.


Assista ao debate na íntegra:

Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://bit.ly/2PbGeVE