A deputada solicitou ao relator da PEC 186/2019 que acate o pedido e mantenha os recursos do Fundo Nacional da Pessoa Idosa na lista das vinculações orçamentárias

Na sessão plenária da Câmara dos Deputados desta terça-feira (09), a deputada federal Leandre Dal Ponte fez uma solicitação para que o relator da “PEC Emergencial”  (Proposta de Emenda à Constituição 186/2019) mantenha o Fundo Nacional do Idoso no lista daqueles que têm a obrigatoriedade de vinculação orçamentária.

O objetivo é garantir recursos no Orçamento da União para fortalecimento das políticas públicas para as pessoas idosas no Brasil. Para isso, a deputada apresentou uma emenda à proposta de emenda constitucional.
 
“Quero fazer um apelo ao relator, para que ele coloque nas exceções de desvinculação de recursos, também o Fundo Nacional da Pessoa Idosa. O Brasil precisa acordar, urgentemente, para os desafios que ainda vamos enfrentar com o envelhecimento populacional. E se preparar. Precisamos preparar as cidades para acolher as pessoas à medida que elas envelhecem. Mas para isso precisamos de investimentos”, afirmou a deputada.

Para a parlamentar paranaense, que tem a defesa da população idosa uma das suas principais bandeiras na Câmara dos Deputados, deixar sem exceções de desvinculação os recursos para as pessoas idosas, que na visão dela já são escassos, será um grande equívoco “ com grandes dificuldades de concretização de políticas públicas para as pessoas idosas”.
 

Assista ao pronunciamento da deputada



Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://bit.ly/3l1fEdN