Iniciativa da deputada federal Leandre quer conscientizar as pessoas para destinar parte do imposto de renda ao fundo municipal do idoso; evento conta com apoio de contadores

Na próxima terça-feira (30), um evento virtual vai reunir profissionais da área contábil para debater a destinação de parte do Imposto de Renda aos fundos municipais do idoso. O encontro é promovido pelo mandato da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PR) e o Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (SESCAP-PR). O evento é gratuito, mas tem vagas limitadas.

Participarão do evento o secretário Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos das Pessoas Idosas, Antônio Costa, o presidente do SESCAP-PR, Alceu Dal Bosco, o coordenador do Programa de Voluntariado da Classe Contábil do CRC-PR, Francisco Savi, e a palestrante, médica geriatra, Karla Cristina Giacomin. Ela vai falar sobre “O Cenário do Envelhecimento no Brasil e os Recursos às Pessoas Idosas”.

A Lei nº 12.213/2010 estabelece que o Fundo Municipal da Pessoa Idosa pode ser beneficiado com a destinação de valores devidos ao Imposto de Renda, por pessoas físicas e jurídicas.
 
“Sem orçamento, a gente não consegue fazer política pública. E o Fundo do Idoso é uma fonte de arrecadação e financiamento para muitas políticas desenvolvidas nos estados, municípios, e no Governo Federal”, observou a deputada Leandre.

Ela lembra que, no ano passado, foi aprovado um auxílio emergencial de R$ 160 milhões para instituições de longa permanência de idosos brasileiros, após a sanção de um projeto de Lei de sua autoria, aprovado na Câmara dos Deputados.

“Parte do recurso disponível no auxílio emergencial, que beneficiou milhares de pessoas idosas em situação de asilamento, foi proveniente do Fundo Nacional da Pessoa Idosa”, completou.
 

Prazo


O prazo para entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021 – ano base 2020 iniciou no dia 1º de março e termina às 23h59 do dia 30 de abril.

“Temos mais de 30 dias para conscientizar e incentivar as pessoas a fazerem a dedução de um percentual do Imposto de Renda para o fundo municipal do idoso. Então, estamos fazendo um verdadeiro movimento, com contadores, conselheiros municipais, para fortalecer essa campanha e destinar parte do imposto devido para o fundo municipal do idoso”, concluiu Leandre.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Link Encurtado:
https://bit.ly/2PuFdbs