Estado do Paraná entregou 5 ambulâncias para ampliação dos serviços do SAMU, agora na região de Irati

O governo do Paraná entregou, nesta terça-feira (01), cinco ambulâncias para aumentar a cobertura do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), agora na região Centro-Sul do Paraná. Os veículos vão ficar em Irati, Imbituva, Inácio Martins, Rio Azul e Teixeira Soares, mas vão atender toda a região da 4ª Regional de Saúde.

Por enquanto, as ambulâncias serão reguladas pelo Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CIMSAMU). No entanto, a deputada Leandre já se comprometeu em buscar a habilitação do SAMU AMCESPAR (Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná), em Brasília.

De acordo com a deputada Leandre, o custeio dos serviços do SAMU é feito de forma tripartite. Com a presença de municípios, Estado, e Governo Federal. “Até que não haja a habilitação, o serviço é bancado pelos municípios e pelo Estado. Por isso, já estamos trabalhando em Brasília pela habilitação do SAMU AMCESPAR, para que o serviço possa receber recursos também do Governo Federal”, observou.

“O SAMU é, inclusive, pré-requisito para alguns programas do Ministério da Saúde. Então, nós apoiamos sempre a estruturação do SAMU. Estamos na luta há muitos anos. Parabéns a Irati e região pela conquista”, reforçou a deputada paranaense.

 

Audiência Pública


Leandre observa que, atualmente, os valores repassados pelo Governo Federal para os SAMU estão defasados. Inclusive, este será o objeto de debate de uma audiência pública, proposta por ela, na Câmara dos Deputados, na próxima segunda-feira (07).

“O custo desta defasagem acaba onerando ainda mais os municípios, em especial neste momento de pandemia”, concluiu.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Américo Antonio/SESA
Link Encurtado:
https://bit.ly/3yS6h6x