Câmara divulga vencedores do Prêmio Zilda Arns edição 2019
09 de Julho de 2019
A Câmara dos Deputados
divulgou, nesta semana, os vencedores do Prêmio Zilda Arns, 2019. A Condecoração, oferecida anualmente pela Câmara dos Deputados, homenageia pessoas físicas e jurídicas de destaque na promoção dos direitos dos idosos. O Prêmio foi criado em 2017 após a aprovação de um projeto de Lei apresentado pela deputada Leandre Dal Ponte (PV-PR). A solenidade de entrega, neste ano, está prevista para o dia 2 de outubro.
Os vencedores deste ano são: Associação Beneficente Auta de Sousa (Rio Verde/GO), Associação de Assistência São Vicente de Paulo – Casa dos Velhinhos de Arapiraca (Arapiraca/AL), Célia Maria Oliveira Holtz (Tatuí/SP), Clarice Carneiro Bacinni (Florianópolis/SC), Sociedade São Vicente de Paulo (Santos/SP).
A escolha dos vencedores foi feita por um Conselho Deliberativo formado pelo Segundo-Secretário e por membros titulares da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.
O Prêmio
Criado em 2017, o prêmio consiste em um diploma de menção honrosa, concedido a até cinco homenageados, como uma forma de reconhecimento às pessoas e instituições que contribuem na defesa dos direitos das pessoas idosas. O nome do prêmio homenageia Zilda Arns Neumann, médica pediatra que atuou em causas humanitárias e sanitaristas, uma das fundadoras da Pastoral da Criança.
No ano passado,
2018, em sessão histórica, a Câmara dos Deputados entregou um diploma de menção honrosa a cinco homenageados. Na época,
a Pastoral da Pessoa Idosa, fundada pela própria Zilda Arns, foi uma das vencedoras da honraria.