Leandre participa de eventos de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes
18 de Maio de 2021
Esta terça-feira, 18 de maio, é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. E com o objetivo de chamar atenção para a temática, a deputada Leandre participará de solenidades, com a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, em Vitória, no Espírito Santo, e depois no Rio de Janeiro, para iluminar o Cristo Redentor com as cores da campanha Maio Laranja, contra o abuso sexual de crianças e adolescentes.
A solenidade em Vitória (ES) acontecerá em memória da menina Araceli Cabrera Sánchez Crespo, encontrada morta em 18 de maio de 1973, na capital capixaba, com marcas de violência e abuso sexual. Em 2000, o Congresso Nacional instituiu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes na data da morte de Araceli.
“O caso tão emblemático de Araceli, que foi sequestrada, violentada, estuprada e morta, na cidade de Vitória, remonta há décadas. Mas ainda nos traz o alerta da urgência de medidas que interrompam a violência com outras crianças, na maioria das vezes indefesas”, afirmou Leandre.
Projeto de Lei
Leandre é autora do
Projeto de Lei 2466/2019, que institui o mês “Maio Laranja”, dedicado ao enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes no Brasil. O projeto tramita, atualmente, na câmara dos deputados apensado ao PL 1022/2019.
“O abuso infantil está sempre dentro de uma cortina de medo. A criança não tem defesa, mas emite sinais. É preciso estar atento aos sinais e escutar as crianças. Numa investigação isenta, rápida e confiável pode-se evitar o pior”, alerta a parlamentar. “Tolerância zero ao abuso e exploração das nossas crianças. Não só no dia 18 de maio, mas em todos os dias do ano”, conclui.