Leandre participa de lançamento de curso sobre a Primeira Infância no PPA
16 de Junho de 2021
A deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) participou, nesta quarta-feira (16), do lançamento do curso “Primeira Infância Primeiro no PPA”, elaborado pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. O objetivo do curso é apoiar os gestores públicos na construção de um Plano Plurianual (PPA) que priorize as crianças de 0 a 6 anos, e que atenda a obrigatoriedade de transparência nos investimentos realizados, anualmente, em políticas públicas para a Primeira Infância.
O curso é totalmente gratuito e vai orientar os gestores municipais sobre como garantir a atenção necessária para as crianças de 0 a 6 anos e incluir políticas públicas para a Primeira Infância nos orçamentos.
Também participaram do Webinar o coordenador geral de Auditoria das áreas de Educação Básica, Cidadania e Turismo da Controladoria-Geral da União (CGU), Gutemberg Assunção Vieira, o economista e coordenador do curso, Wieland Silberschneide, com mediação de Larissa Araújo Santos, da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal
Para a deputada, só é possível implementar políticas públicas para a primeira infância se houver recurso. Ou seja: orçamento para executar estas políticas.
“A Iniciativa da Maria Cecilia Souto Vidigal abre um novo horizonte para que a gente possa investir nas nossas crianças. Com certeza vamos avançar nessa pauta de orçamento para a primeira infância, começando com o governo federal, mas também avançado nos estados e onde as crianças vivem, que são os municípios”, afirmou Leandre, que é presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância da Câmara dos Deputados.
Ela incentivou os gestores públicos a participarem do curso. E lembrou que, após
uma indicação feita pela Frente à Casa Civil, o Governo Federal incluiu no Plano Plurianual (2020 a 2023) a Primeira Infância como prioridade no orçamento.
“Foi um grande passo que a gente deu. E a partir de então, fizemos uma movimentação para que estados e municípios, seguindo o exemplo da União, pudessem fazer seus planos e incluir a primeira infância como prioridade”, acrescentou a parlamentar paranaense.