Leandre quer apoio da Bancada para mais recursos a consórcios de saúde no Paraná
23 de Outubro de 2019
Desde o início do segundo mandato na Câmara, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) está empenhada para viabilizar mais recursos, através de uma emenda de Bancada, para os consórcios intermunicipais de saúde, que garantem atendimentos públicos de média complexidade a boa parte dos paranaenses. No início desta semana, em Curitiba, a deputada participou de
mais uma reunião para debater o assunto.
Estava presente na reunião o secretário de Saúde do Paraná, Beto Preto, que se comprometeu em dobrar os investimentos indicados pela bancada aos consórcios. Segundo ele, para cada R$ 1,00 que os deputados viabilizarem, através de emendas parlamentares, o Paraná se compromete em acrescentar mais R$ 1,00.
O secretário também apresentou um projeto para construção da sede dos consórcios. Dos 25 em funcionamento do Paraná, pelo menos 10 não possuem sede própria, como o consórcio da região de Irati por exemplo. E o aluguel é um atenuante do custo operacional das entidades, que, de acordo com a deputada Leandre, está pesando nos cofres das prefeituras.
“Precisamos de uma participação maior da União e do Estado no financiamento dos atendimentos de média complexidade”, afirmou a deputada paranaense.
De acordo com um estudo feito pela Rede Nacional de Consórcios, junto com a Associação de Consórcios do Estado do Paraná, na média, os consórcios de saúde paranaense são financiados, 87% pelos municípios, 12% pela União, e 1% pelo Estado.
O coordenador da Bancada Federal, Toninho Wandscheer (PROS-PR), o deputado federal Aroldo Martins (PRB-PR), o presidente da AMP (Associação dos Municípios do Paraná), Darlan Scalco, e o presidente da ACSISPAR, Luis Carlos Borges Cardoso, também participaram da reunião.
Apoio
Durante esta semana, em Brasília, a deputada federal Leandre e o coordenador da Bancada Federal, Toninho Wandscheer, buscam angariar apoio dos outros 28 deputados para indicar a emenda coletiva.