Leandre vai votar pelo adiamento das eleições municipais para novembro
25 de Junho de 2020
“Eu gostaria que as eleições fossem unificadas, que não existisse mais reeleição para cargos executivos, e que os mandatos fossem de cinco anos. Mas essa discussão não pode ser feita agora. Pela condição sanitária que a gente se encontra, não temos alternativa além de seguir o que a ciência determina. Se os especialistas estão falando em adiar a eleição para novembro, vamos seguir esta orientação. Eu faço parte da comissão especial que debate a pandemia do coronavírus e estou vendo que a situação está cada dia pior”, afirmou a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR).
A princípio, as eleições municipais deste ano estavam marcadas para os dias 4 e 25 de outubro, respectivamente primeiro e segundo turnos.
Leandre explica que a matéria começou a tramitar no Senado Federal, pois havia maior consenso sobre o adiamento das eleições. Já a Câmara dos Deputados, segundo ela, está bastante dividida sobre o tema.
Além de postergar cerca de um mês a data das eleições, a PEC 18/20 também traz novas datas para outras etapas do processo eleitoral de 2020, como registro de candidaturas e início da propaganda eleitoral gratuita, por exemplo. O texto ainda autoriza adiar as eleições para um período ainda maior, com limite para dia 27 de dezembro de 2020, em municípios que ainda não tiverem condições sanitárias.
Apesar de o texto da PEC já estar na Câmara dos Deputados, a Mesa Diretora da Casa ainda não divulgou a data de votação da proposta.