Leandre vota não e orienta voto também contrário ao “distritão”
20 de Setembro de 2017
Deputados federais rejeitaram, na noite da última terça-feira (19), a modificação no sistema eleitoral para eleger deputados e vereadores através do chamado “distritão”. Como líder do Partido Verde, a deputada Leandre Dal Ponte orientou voto contrário à PEC 77/03. A proposta, rejeitada por 238 votos contrários, acabava com a proporcionalidade na hora de eleger um congressista (deputado federal, estadual ou vereador) e elegia os candidatos mais votados em cada município ou estado, os “distritos eleitorais”, por isso o nome “distritão”.
“Nós entendemos que o sistema atual pode não ser o melhor. Tem suas imperfeições. Porém, aprovar o ‘distritão’ é ir na contramão de tudo aquilo que a gente acredita, de trazer as pessoas para participar da política”, disse a deputada Leandre durante a orientação do voto, no Plenário Ulysses Guimarães.
Para ela, o “distritão” é um grande desestímulo, inclusive, para a renovação na política. “É um grande desestímulo para as novas lideranças. Entendemos também que, se tivesse sido aprovado, as pequenas regiões seriam extremamente prejudicadas. O sistema privilegiava, em primeiro lugar, os candidatos com mais condições e, em segundo lugar, candidatos das cidades maiores”.