Seminário com participação da OMS debate envelhecimento saudável no Sudoeste do Paraná
06 de Março de 2020
Nos dias 5 e 6 de Março, aconteceu em Pato Branco o
Seminário Regional do Sudoeste do Paraná da Pessoa Idosa, com a participação de representantes internacionais da Organização Mundial da Saúde (OMS), de Washington, e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS).
A convite da deputada federal Leandre Dal Ponte, estiveram em Pato Branco para participar do seminário o Dr. Enrique Vega García, chefe da unidade de Curso de Vida Saudável, da OMS de Washington, e a Dra. Haydee Padilla, coordenadora na Unidade Técnica da Família, Gênero e Curso de Vida da OPAS e da OMS no Brasil.
Na quinta-feira (05), aconteceu a abertura do evento, com a participação da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), do prefeito de Pato Branco, Augustinho Zuchi, e dos representantes internacional. Na oportunidade, Dr. Enrique Vega García realizou uma palestra com o tema “Curso de Vida e Envelhecimento Saudável”.
Já na sexta-feira, os representantes da Organização Mundial da Saúde puderam conhecer de perto os avanços do município de Pato Branco, com a certificação do Município pela OMS como Cidade Amiga da Pessoa Idosa.
O município foi certificado em Junho de 2018, após a deputada Leandre levar o programa da OMS ao conhecimento das lideranças locais. Em Pato Branco, o modelo de gestão e implantação do projeto, com a participação efetiva dos clubes de Rotary, foi diferente de todos os outros municípios certificados pela OMS. O modelo deu tão certo que, em pouco mais de um ano e meio de trabalho, foi o terceiro do Brasil e primeiro do Paraná a receber o certificado da OMS como Cidade Amiga do Idoso.
Também na sexta-feira, Leandre fez a mediação de uma mesa redonda que teve a participação das autoridades internacionais e nacionais. Os debates giraram em torno dos avanços e desafios do envelhecimento ativo no contexto do Programa Cidade Amiga do Idoso.
Este foi o primeiro seminário regional de Cidades e Comunidades da Pessoa Idosa. E foi promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social da Prefeitura de Pato Branco, com o apoio do Comitê Gestor Cidade Amiga do Idoso, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Família Rotária e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)
“Foi uma oportunidade para Pato Branco mostrar as vivências dentro do programa. O que já fez e o que pretende fazer no futuro. Porque esta foi também uma visita de avaliação da Organização Mundial da Saúde”, lembrou a deputada Leandre.
Segundo ela, o seminário também foi a oportunidade de incentivar novos municípios a aderirem ao programa. “O público do seminário, principalmente na sexta-feira, foi majoritariamente composto por secretários de Saúde, prefeitos, e profissionais da área de saúde da região. E ao longo da tarde fizemos uma série de visitas na cidade. Tudo aquilo que Pato branco apresentou de suas vivências dentro do Programa Cidade Amiga do Idoso durante o seminário, nós podemos visitar à tarde para que os representantes da OPAS pudessem ver de perto como o projeto funciona”, acrescentou Leandre.
Em
entrevista ao Diário do Sudoeste, Dr. Enrique Veja afirmou que se tem muito pouco tempo para se preparar para o envelhecimento da sociedade. “A janela que temos para entender esse processo é muito curta, portanto as experiências regionais são fundamentais para buscarmos soluções que nos ajudem a lograr êxito, para que esse envelhecimento aconteça de uma maneira saudável, ativa, produtiva”, disse.