Seminário sobre a pessoa idosa traz especialistas do governo federal e da OMS a Francisco Beltrão
15 de Agosto de 2019
A deputada federal Leandre estará em Francisco Beltrão, na próxima segunda-feira (19), para participar do Seminário da Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa e da Rede Global de Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa. O evento, direcionado a gestores municipais de saúde e assistência social, é uma união de esforços do Governo Federal, através dos ministérios da Cidadania e da Saúde, a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Amsop (Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná), e o Governo do Paraná.
Durante o evento, haverá a entrega de certificados para os municípios que já aderiram ao programa do Governo Federal, Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa (EBAPI). E também será uma oportunidade para os gestores municipais que ainda não conhecem o programa se aprofundarem no assunto.
Para compreender melhor o programa, o diretor de Atenção ao Idoso da Secretaria Nacional de Promoção do Desenvolvimento Humano do Ministério da Cidadania, Leonardo Milhomem Rezendo, fará uma palestra sobre o Estratégia Brasil Amigo da Pessoa Idosa e sobre o Sistema SISBAPI, o software para os municípios realizarem a gestão do programa.
Além da palestra de Leonardo, o seminário contará ainda com a palestra “Diagnóstico Municipal e Plano Municipal da Estratégia”, com Marina Godoi de Lima. Ela é assessora técnica do Departamento de Atenção do Idoso do Ministério da Cidadania. E também com uma explanação sobre a Rede Global de Cidades e Comunidades Amigáveis à Pessoa Idosa, com a representante da OMS, Karla Lisboa.
A deputada Leandre, uma das responsáveis pela realização do seminário em Francisco Beltrão, destaca que as estratégias do Governo Federal de proteção aos idosos somam-se aos esforços da OMS em criar municípios amigáveis às pessoas idosas. Ela lembrou que a certificação do município de Pato Branco, no ano passado, como Cidade Amiga do Idoso pela Organização Mundial da Saúde, despertou o interesse de outros municípios da região Sudoeste pelo tema.
“Então nós conseguimos reunir muitas informações relevantes para os municípios e gestores de saúde neste seminário, em Francisco Beltrão. Tenho certeza que a participação neste evento será essencial para preparar os municípios e garantir ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento”, acrescentou Leandre.
O que é o EBAPI
Iniciado em abril deste ano, o programa Estratégia Brasil Amigo é desenvolvida pelo Ministério da Cidadania em parceria com os ministérios da Saúde e dos Direitos Humanos, além do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). O objetivo é proporcionar qualidade de vida às pessoas com mais de 60 anos, promovendo um caminho para o envelhecimento ativo, saudável, cidadão e sustentável.