Unidade avançada do Erasto Gaertner é inaugurada em Irati
27 de Outubro de 2017
Com a presença da deputada Leandre Dal Ponte (PV) e do governador do Paraná, Beto Richa, foi inaugurada na manhã desta sexta-feira (27), a unidade avançada do Hospital Erasto Gaertner em Irati, a primeira no interior do Estado, que irá beneficiar milhares de pessoas da região Centro Sul que precisam de tratamento contra o câncer e que, até então, precisavam se deslocar centenas de quilômetros para receber cuidados médicos.
A deputada Leandre, acompanhada de uma sequencia de aplausos a cada pausa, fez um discurso lembrando de todos os envolvidos no projeto: a ANAPCI e suas voluntárias e voluntários, o hospital Erasto Gaertner, a Rede Feminina de Combate ao Câncer, o prefeito de Irati, Jorge Derbli, os prefeitos e vereadores de Irati e da AMCESPAR (Associação dos Municípios da Região Centro Sul do Paraná), ao secretário de Saúde do Paraná, Michele Caputo, e o governador Beto Richa.
“A alegria está estampada no rosto de cada um de vocês. É uma felicidade muito grande estar aqui e ver todos vocês. Mas não quero falar só de alegria, hoje. Quero falar em gratidão, em primeiro lugar, ao hospital Erasto Gaertner”, disse a deputada Leandre ao iniciar sua fala no pronunciamento.
E continuou: “Gratidão, Irati também precisa ter à ANAPCI, que cedeu o espaço destinado a sua sede para receber a unidade do Erasto. Esse projeto pertence a todas vocês, voluntárias da ANAPCI, que fizeram este gesto de grandeza”.
Para finalizar, a deputada se colocou à disposição como uma das voluntárias da Rede de Combate ao Câncer, que foi oficialmente criada no município no mesmo dia da inauguração. “Além da estrutura física, esta obra traz pra nós Rede Feminina de Combate ao Câncer. O voluntariado é a oportunidade que as pessoas tem para dividir o seu tempo com a solidariedade e o amor ao próximo. E quero dizer que eu sou uma dessas voluntárias. Contem sempre comigo”.
Também estavam presentes na cerimônia a primeira-dama do Paraná, Fernanda Richa, o ex-governador, Orlando Pessutti, o deputado federal, Sandro Alex, o chefe da Casa Civil, Valdir Rossoni, os secretários da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos, Artagão Junior; e de Assuntos Estratégicos, Edgar Bueno, superintendente do Erasto Gaertner, Adriano Rocha Lago, os deputados estaduais Alexandre Curi e Marcio Paulik; a presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer, Cleide Rando; o presidente da Associação dos Municípios Centro Sul do Paraná e prefeito de Inácio Martins, Edemétrio Benato Júnior.
O superintendente do Erasto, Adriano, classificou a inauguração como um “momento mágico” na história do hospital. “Nós viemos para Irati para solucionar os problemas da população na área de tratamento oncológico e, acima de tudo, oferecer um tratamento de qualidade. As pessoas terão, aqui em Irati, a mesma qualidade de tratamento oferecido na Capital”, assegurou o superintendente. Segundo ele, a unidade de Irati terá capacidade de realizar de 20 a 25 sessões de quimioterapia por dia e, em pleno funcionamento, de realizar até 10 mil atendimentos por ano.
A presidente da ANAPCI, Terezinha Miranda Reis, detalhou que a entidade faz um trabalho de assistência social aos pacientes carentes e às suas famílias, e enalteceu o trabalho da deputada Leandre para tornar o sonho uma realidade.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli, sintetizou a importância da inauguração da unidade avançada: diminuir a distância e o sofrimento de quem precisa fazer um tratamento oncológico. Derbli agradeceu e enalteceu o trabalho da deputada federal Leandre, que acompanhou a luta deste o início.
“Não fosse o esforço de cada um de vocês, a gente não conseguiria esta que é a principal conquista do meu governo”, afirmou. E acrescentou: “Até hoje, eu não sabia a cor da roupa dos anjos. Hoje, eu sei que é cor-de-rosa”, disse o prefeito em referência aos voluntários e voluntárias da ANAPCI (Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati) que lotavam as primeiras cadeiras da plateia.
O governador Beto Richa confirmou o repasse de R$ 200 mil por mês do Governo do Estado para a manutenção do serviço. Richa ressaltou que o Hospital Erasto Gaertner é uma referência no tratamento de câncer e mantém várias parcerias com o governo estadual. “O Estado é parceiro do Erasto Gaertner, inclusive na construção de uma área para a oncopediatria, em Curitiba”, disse.