Leandre Dal Ponte é Engenheira Civil, escritora e fundadora da Casa de Apoio Ideal, em Curitiba. Nasceu no dia 11 de dezembro de 1975, no município de Chopinzinho, região sudoeste do Paraná, numa família de 11 irmãos. Sua mãe lavava roupa para fora para ajudar a família, e seu pai era pedreiro. No ano de 1997, Leandre assumiu a Secretaria de Saúde do município de Saudade do Iguaçu, onde realizou relevante trabalho em prol da melhoria do atendimento à população e no fortalecimento das ações de atenção básica de saúde, sendo o primeiro município do Paraná a implantar o Programa Saúde da Família.
Em 2001, Leandre fundou, em Curitiba, a Casa de Apoio Ideal, que presta serviços de hospedagem e transporte para pacientes e acompanhantes que chegam do interior do Paraná e outros estados, que precisam ir à Capital para realizar consultas com especialistas, exames e tratamentos médicos. Atualmente, a Casa de Apoio, ou a “pensão” como é conhecida pelos usuários é a maior do Paraná e uma das maiores do Brasil, prestando atendimento, diariamente, para cerca de 600 pessoas, que precisam viajar centenas e até milhares de quilômetros em busca de tratamento médico.
Em sua primeira candidatura à Câmara Federal no ano de 2010, Leandre obteve 47.510. Na ocasião, Leandre ficou com a primeira suplência do Partido Verde. A “derrota” serviu de estímulo em continuar trabalhando em prol da sociedade. Assumindo a Coordenação do Partido Verde das regiões Centro-Sul e Sudoeste, Leandre organizou a partido nessas regiões estimulando a participação de pessoas de bem na vida política dos municípios.
Em 2014, Leandre concorreu novamente à Câmara Federal, e foi eleita com 81.181 votos em todo o Estado e ampliando significativamente a sua votação na região sudoeste com mais de 42 mil votos.
Com apenas dois anos de mandato, foi eleita uma dos quatro parlamentares mais promissores do Paraná, na categoria Parlamentares do Futuro, no prêmio Congresso em Foco de 2015. Em 2016, recebeu o Prêmio de Melhor Congressista do Paraná, atribuído pelo Ranking Político.
Em 2018, Leandre foi reeleita para o seu segundo mandato, com 123.958 votos de confiança. Foi a sexta mais votada do Paraná e a candidata mais votada da região Sudoeste, obtendo mais de 62 mil votos em toda a região.
Atualmente, a deputada Leandre é Procuradora Adjunta da Câmara dos Deputados, presidente da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, e presidente da Comissão Externa do Envelhecimento Saudável da Câmara dos Deputados.
As principais bandeiras de trabalho do mandato na Câmara são: Promoção dos direitos da Criança, com incentivo à aplicação prática do Marco Legal da Primeira Infância nos municípios, defesa de políticas públicas para as pessoas idosas, através de um envelhecimento ativo e saudável, promoção à saúde, e incentivo às “vozes femininas”, onde mulheres ocupam lugares de liderança na política e na sociedade.
A trajetória da Deputada Leandre é grandiosa e cheia de conquistas, mas ainda está só começando. Seguimos firme, sempre em busca de melhorias, avanços e novas oportunidades para a população. Aguarde e acompanhe por aqui os próximos capítulos dessa história de vida.
Leandre passou a infância e juventude residindo com sua família na cidade de Chopinzinho, Sudoeste do Paraná.
Com apenas 21 anos, ocupou o seu primeiro cargo público na Secretaria de Saúde do Município de Saudade do Iguaçu.
Já casada com Cleomar Gasperin, Leandre mudou-se para a capital Curitiba, onde fundou a primeira CASA DE APOIO IDEAL, acolhendo em média 20 pacientes por dia, vindos de diversas cidades do Paraná.
A IDEAL Casa de Apoio expandiu e mudou-se para uma nova sede, podendo abrigar agora, até 500 pacientes. O sonho de Leandre, cada vez crescendo mais.
Conhecendo de perto as dificuldades de centenas de pessoas em busca de tratamentos de saúde na Capital, Leandre candidatou-se pela primeira vez a deputada federal em 2010, com uma campanha simples conquistou mais de 47 mil votos, ficando na primeira suplência do Partido Verde.
Sem medo de se arriscar, Leandre se propôs a um dos mais difíceis desafios de sua vida. Em sua primeira candidatura a Deputada Federal, foi eleita com mais de 80 MIL VOTOS da população.
No ano de 2017, a Deputada Leandre assumiu a liderança da bancada do Partido Verde na câmara e foi reconhecida pela imprensa como a deputada do Paraná que mais apresentou projetos.
Em 2018, o povo confiou e acreditou em Leandre mais uma vez. A deputada foi reeleita ao cargo com mais de 123 mil votos dos paranaenses.
Durante a primeira reunião da Bancada Feminina da 56ª Legislatura, a deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) assumiu o cargo de Procuradora da Mulher da Câmara dos Deputados.
Leandre assume a presidência da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, na Câmara dos Deputados. A Frente Parlamentar da Primeira Infância é uma associação de parlamentares, suprapartidária, destinada ao aperfeiçoamento da legislação sobre a primeira infância no Brasil.
Um projeto de autoria da deputada federal Leandre Dal Ponte viabilizou mais de R$ 160 milhões para Instituições de Longa Permanência de Idosos de todo o Brasil durante a Pandemia.
Existem algumas opções que podem não funcionar sem a utilização dos cookies. Para mais informações sobre os cookies que utilizamos, visite a nossa Política de privacidade.