O Ministério da Saúde do Governo Federal empenhou, nesta semana, um recurso, indicado pela deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD-PR), destinando R$ 1 milhão para aquisição de mamógrafo para o município de Palmas, no Sudoeste do Paraná.
O mamógrafo é um tipo especial de aparelho de raios-x, configurado para a obtenção de imagens das mamas. Com ele, é possível realizar um exame chamado de mamografia, que permite a detecção precoce do câncer de mama, por vezes mesmo quando ainda não palpável.
“A mamografia é o principal método de rastreamento do câncer de mana. E quanto antes for realizado o diagnóstico, mais chances de cura tem a paciente. Em muitos casos, os pacientes precisam sair de suas cidades para realizar este preventivo. Agora, com o recurso garantido, as mulheres de Palmas terão mais agilidade na realização dos exames. E terão mais forças para lutar e esperança para vencer”, comentou Leandre.
A presidente da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Palmas, Evandra Luvizão de Moraes, agradeceu a deputada Leandre.
“Em nome da instituição, venho agradecer à deputada Leandre pelo recurso indicado e agora empenhado para adquirir um mamógrafo para o nosso município. Ficamos muito gratas a ela, porque a rede feminina trabalha especificamente na prevenção e também atendimento aos pacientes, tanto mulheres quanto homens. A gente reconhece a importância deste mamógrafo para o município, porque o aparelho que nós possuímos já está com muito tempo de uso”, disse.
De acordo com Evandra, agora a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Palmas poderá ofertar exames com maior qualidade. “Assim que possível, vamos licitar o mamógrafo e, com certeza, a hora que estivermos com o aparelho aqui no nosso município, faremos uma grande festa, e vamos divulgar para todo o Paraná e todo o Brasil o trabalho, que foi feito através dessa parceria com a nossa deputada”, agradeceu.
Existem algumas opções que podem não funcionar sem a utilização dos cookies. Para mais informações sobre os cookies que utilizamos, visite a nossa Política de privacidade.