Leandre participa de encontro com Papa Francisco e entrega Prêmio Zilda Arns para o pontífice
20 de Setembro de 2023
Esta semana, a deputada federal Leandre Dal Ponte e representantes da Comissão do Idoso da Câmara dos Deputados (Cidoso) participaram de um
encontro com o Papa Francisco, no Vaticano. Na oportunidade, os parlamentares entregaram para o pontífice o Prêmio Zilda Arns, que reconhece pessoas e instituições que têm contribuído ativamente na defesa dos direitos das pessoas idosas.
O Santo Padre dedicou cerca de 30 minutos a um grupo de Deputados Federais que fazem parte da CIDOSO e viajaram até o Vaticano com a nobre missão de entregar ao Papa o prestigioso Prêmio Zilda Arns. Na antesala da Sala Paulo VI, os representantes brasileiros da comissão dedicada aos idosos tiveram a oportunidade de apresentar ao Papa os trabalhos que realizam e discutir questões como o respeito pelos menos afortunados, a luta contra as desigualdades e o cuidado com a população idosa.
A entrega do Prêmio Zilda Arns ao Papa Francisco foi um momento marcante da visita. A indicação do Pontífice para receber esse prêmio prestigioso veio do presidente da Cidoso, e foi aprovada por votação em agosto deste ano. Essa escolha enfatiza o trabalho de alcance global que o Papa Francisco realiza em prol dos idosos e seus direitos.
Além da deputada Leandre, estavam presentes na comitiva o presidente da Cidoso, deputado Aliel Machado, e os parlamentares José Dias de Castro Neto, Reimont Luiz Otoni Santa Bárbara, José Haroldo Figueiredo Campo, Flávia Carreiro Albuquerque Morais, e Simone Aparecida Curraladas dos Santos.
O Prêmio Zilda Arns é uma homenagem destinada a reconhecer pessoas e instituições que desempenharam um papel ativo na defesa dos direitos das pessoas idosas. Este prêmio, que consiste em um diploma de menção honrosa, é concedido anualmente a até cinco homenageados. O nome do prêmio é uma homenagem à Dra. Zilda Arns Neumann, uma médica pediatra renomada por seu compromisso humanitário e sanitário, co-fundadora da Pastoral da Criança e da Pastoral da Pessoa Idosa, além de ter servido como conselheira no Conselho Nacional de Saúde e ter atuado no Ministério da Saúde.
No final do encontro, a comitiva brasileira teve a oportunidade de entregar pessoalmente a homenagem ao Santo Padre e oferecer presentes trazidos do Brasil. Em retribuição, o Papa Francisco presenteou os membros da comissão com um rosário, uma medalha pontifícia e um livro sobre a Statio Orbis de 27 de março de 2020, editado pelo LEV.
"O encontro com o Papa Francisco foi um momento inestimável e inspirador. A Igreja Católica desempenha um papel vital na promoção de ações globais em defesa de um envelhecimento ativo e saudável. É um privilégio ser parte desse esforço para garantir um futuro digno e pleno de oportunidades para nossos idosos”, afirmou a deputada Leandre, que está licenciada da Câmara dos Deputados. Atualmente, Leandre é secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial, e Pessoa Idosa no Estado do Paraná.
Prêmio Zilda Arns
O
Prêmio Zilda Arns foi instituído em 2017, após a aprovação de um projeto de lei proposto pela deputada federal Leandre Dal Ponte. Atualmente licenciada da Câmara dos Deputados, Leandre exerce o cargo de secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná. A entrega do Prêmio Zilda Arns é uma distinção conferida pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados e representa um diploma de menção honrosa em reconhecimento ao compromisso contínuo com os direitos das pessoas idosas.