Leandre participa do lançamento do Programa Envelhecer nos Territórios do Governo Federal
05 de Setembro de 2023
A Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná, Leandre Dal Ponte, marcou presença nesta segunda-feira (04) em Brasília, durante o lançamento do Programa Envelhecer nos Territórios, promovido pela Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas Idosas (SNDPI). A cerimônia contou também com a participação do Ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, e do Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Alexandre da Silva.
O Programa Envelhecer nos Territórios, uma iniciativa da SNDPI que integra o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), visa garantir os direitos humanos das pessoas idosas no Brasil. O Ministro Silvio Almeida ressaltou que o programa responde às demandas relacionadas ao envelhecimento e sinaliza uma nova etapa de progresso em políticas públicas.
O programa pretende não apenas avaliar o nível de garantia de direitos das pessoas idosas em todo o país, mas também incentivar a criação de órgãos locais responsáveis por essas políticas. De acordo com informações do MDHC, a iniciativa também focará na capacitação de agentes de direitos humanos, que serão treinados para identificar violações de direitos contra idosos e colaborar com autoridades locais na minimização dessas violações.
Leandre Dal Ponte destacou a necessidade de políticas públicas mais eficazes e duradouras no Brasil para o tratamento e cuidado de idosos, sublinhando a importância do respeito e reconhecimento.
"O envelhecimento é um tema complexo que impacta todos os setores da sociedade, desde o mercado de consumo até o mercado financeiro. O maior desafio é promover um envelhecimento ativo e saudável, aproveitando os avanços da medicina, inovação e tecnologia. Além disso, precisamos de políticas efetivas de cuidado para aqueles que não tiveram a oportunidade de se preparar para a velhice e para as famílias que nunca imaginaram que teriam que cuidar de seus entes queridos por tanto tempo", afirmou.
A Secretária paranaense defendeu que tais políticas devem ser de Estado, e não apenas de governo, para assegurar sua continuidade e eficácia.
"O que falta na sociedade é uma pequena palavra com um grande significado: respeito. Infelizmente, no Brasil, os idosos ainda não recebem o reconhecimento e respeito que merecem. As políticas públicas devem ser implementadas nos locais onde as pessoas vivem, ou seja, nas cidades. Portanto, é crucial fortalecer essas políticas, não apenas como medidas de um governo temporário, mas como políticas de Estado duradouras", declarou.
Alexandre da Silva, Secretário Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, salientou a necessidade de abordar as desigualdades sociais que afetam o envelhecimento no país. Segundo ele, o programa busca não apenas institucionalizar políticas públicas, mas também torná-las eficazes e abrangentes, alcançando pessoas em diferentes contextos sociais e geográficos.