Construção do Complexo Social Cidade do Idoso impulsiona envelhecimento ativo em Irati
23 de Junho de 2023
Em Irati, a transformação, adequação e ampliação do CT Wily Laars no Complexo Social Cidade do Idoso está a todo vapor. Essa iniciativa, pioneira no Paraná, tem como objetivo promover e desenvolver o envelhecimento ativo e saudável da população do município e região. O complexo exclusivo para atendimento da população idosa é fruto de uma parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Irati, e a deputada federal Leandre Dal Ponte, hoje secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa do Paraná.
A Cidade do Idoso de Irati reunirá em um mesmo ambiente uma variedade de serviços voltados para os idosos. Além de atividades físicas, saúde especializada, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música e integração social e cultural, os usuários poderão desfrutar gratuitamente dessas atividades durante o dia e retornar às suas casas no fim da tarde.
A obra do complexo está em fase avançada, com
83% de conclusão. Atualmente, estão sendo realizados reparos de acabamento, como pintura, pavimentação, paisagismo e instalação de equipamentos externos. O investimento total é de R$ 7.951.952,45, provenientes de recursos a fundo perdido do Estado e contrapartida do município.
No Paraná, o envelhecimento da população é uma realidade que exige a antecipação de políticas específicas para a terceira idade. Além da Cidade do Idoso em Irati, o estado implementa o programa dos Condomínios dos Idosos em diversos municípios.
O investimento total no projeto da Cidade do Idoso de Irati é de R$ 7.379.046,48 milhões, sendo que parte desse valor foi indicado por Leandre. A verba também inclui recursos a fundo perdido do Governo do Paraná, financiamento e contrapartida da Prefeitura de Irati.
De acordo com Leandre, a expectativa é que o complexo social pioneiro no Paraná se torne um exemplo para todo o Brasil.
“A Cidade do Idoso de Irati vai acolher idosos de toda as famílias da cidade. Em poucos dias a obra estará concluída e será um complexo social pioneiro no Paraná, que pode se tornar exemplo para o Brasil”, salientou a secretária estadual da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte.
História
A história da Cidade do Idoso de Irati começou em 2021, quando o projeto foi apresentado à comunidade em uma reunião na Câmara de Vereadores. A então deputada federal Leandre, o prefeito Jorge e a vice-prefeita Ieda Waydzik entregaram oficialmente o projeto ao secretário Ortega em maio. Em outubro de 2021, foi assinado o convênio com o Governo do Estado, e em fevereiro de 2022, a ordem de serviço foi
assinada na presença do governador Ratinho Júnior.