Em reunião com o governador do Paraná, Ratinho Júnior, nesta segunda-feira (22), a deputada federal Leandre debateu a situação dos pacientes que necessitam de tratamento oncológico na regional de Saúde Irati. Leandre conversou também com o superintendente do Hospital Erasto Gaertner, Adriano Lago, na quinta-feira (18).
De acordo com a deputada, por mais de um ano e meio, o foco dos atendimentos de saúde foi a Covid-19. Assim, os tratamentos de doenças graves e crônicas, como os tratamentos oncológicos, por exemplo, ficaram em segundo plano.
“Uma das heranças da pandemia é o número de pessoas aguardando tratamento oncológico. E há dois problemas: quem não tratou a doença, vê os problemas se agravando, e a falta de diagnosticar precocemente a doença. Agora, precisamos normalizar esta situação”, disse Leandre.
Ela lembrou da importância do diagnóstico prematuro do câncer. E destacou o estágio avançado da doença em alguns pacientes, pela falta de diagnóstico antecipado.
“Lutamos para levar a saúde mais perto das pessoas. Em especial, os pacientes oncológicos. A vinda do Erasto para Irati consolida a regionalização da saúde, para que o diagnóstico seja feito o mais precocemente possível, aumentando as chances de cura. Por isso, a conversa com o governador e com o Erasto foi tão importante. Porque as pessoas com câncer não podem esperar. O governador garantiu que vai resolver o problema”, concluiu.
Existem algumas opções que podem não funcionar sem a utilização dos cookies. Para mais informações sobre os cookies que utilizamos, visite a nossa Política de privacidade.