Em Curitiba, nesta terça-feira (29), a deputada federal Leandre Dal Ponte (PSD-PR) participou da Assembleia Geral Ordinária da ACISPAR (Associação dos Consórcios e Associações Intermunicipais de Saúde do Paraná).
Leandre pontuou três grandes conquistas para os consórcios de todo o Brasil, após intenso trabalho realizado na Câmara dos Deputados: a inclusão na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023 de R$ 1,5 bilhão para reajustar os valores repassados pelo Governo Federal ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU); a aprovação, na Câmara dos Deputados, do o Projeto de Lei 196/2020, que permite a criação de fundos para consórcios intermunicipais; e a luta pelo reconhecimento do Ministério da Saúde dos serviços prestados pelos consórcios.
Na mesa de abertura do evento, o presidente da COMESP (Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná), Gerson Colodel, afirmou que o trabalho da parlamentar paranaense fortaleceu o trabalho de todos os consórcios, não apenas do Paraná, mas de todo o Brasil.
“Os consórcios são uma forma de cooperação entre os municípios. Na Comesp, temos 31 municípios participando, entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral Paranaense. E quem ganha com esse intenso trabalho da deputada Leandre é a população do Paraná”, afirmou Gerson, que também é prefeito de Almirante Tamandaré.
O presidente da ACISPAR, Aquiles Takeda, enalteceu as ações da deputada Leandre Dal Ponte em Brasília. “Tivemos estas três grandes conquistas para os consórcios intermunicipais. Coisas que estavam engavetadas e que, como muito trabalho, a deputada nos auxiliou a tirar da gaveta. Por isso, esse é um ano extremamente vitorioso para os consórcios”, acrescentou.
Leandre afirmou que fez questão de participar do evento da ACISPAR e pediu o apoio dos consórcios para a realização de ações em benefício da população idosa.
“O maior desafio que vamos enfrentar, daqui pra frente, é o envelhecimento populacional aqui no Estado do Paraná e no Brasil. Tanto este fator quanto as novas pandemias que virão terão um impacto enorme na nossa sociedade. E este é o maior desafio para quem está no comando das cidades. Se antecipar aos problemas. E poder fazer políticas públicas de precisão e qualidade. Porque, atualmente, infelizmente no nosso País as políticas que nós temos ou são de secar gelo ou de apagar incêndio”, disse Leandre.
A deputada do PSD do Paraná afirmou, ainda, que uma política pública que permita que as pessoas envelheçam com qualidade de vida, ativa e com autonomia pode evitar muitos problemas futuros sem especial na área da saúde.
“E vocês poderão contar com o meu trabalho, independente de onde eu estiver, pelos próximos quatro anos, em benefício dos consórcios e de toda a população brasileira”, concluiu.
Existem algumas opções que podem não funcionar sem a utilização dos cookies. Para mais informações sobre os cookies que utilizamos, visite a nossa Política de privacidade.