Projeto Cidade Amiga do Idoso é lançado em Pato Branco
15 de Setembro de 2017
A população de Pato Branco lotou o Teatro Naura Rigon, em Pato Branco na última quinta-feira (24) à noite, para o lançamento do projeto Cidade Amiga do Idoso, uma iniciativa do Rotary, em parceria com a Prefeitura de Pato Branco e o mandato da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR), que tem como objetivo principal o desenvolvimento de ações que garantam um envelhecimento ativo e que também aumentem a qualidade de vida da pessoa idosa.
O evento contou com a participação da gerontóloga alemã, Ina Voelcker, mestre em políticas públicas e envelhecimento pela Universidade de Londres e diretoria técnica do ILC-Brasil (Centro Internacional de Longevidade). O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, e do coordenador do projeto em Pato Branco, Ivan Orlandini.
O prefeito, Augustinho Zucchi, se comprometeu, durante o evento a trabalhar para que Pato Branco seja uma cidade ainda mais amiga do idoso. “Carinho dedicação, especialmente respeito. O poder público tem muito a fazer para que isto aconteça. Transporte público de qualidade, locais de lazer. Atividades que possam dar uma condição melhor para todos que ajudaram a construir a nossa cidade que estão na melhor idade. Que Pato Branco seja, realmente, uma cidade onde nossa gente possa envelhecer com qualidade de vida”, disse.
De acordo com Ivan Orlandi, a família rotária de Pato Branco abraçou a causa. “O projeto está andando, impressionando até a nossa palestrante. O teatro estava cheio e que esta causa vai ser um marco na história de Pato Branco. Vamos colher muitos frutos deste trabalho maravilhoso”, disse. Para Ina, a palestrante, Pato Branco tem tudo para se tornar uma cidade modelo, em ações e políticas públicas para a pessoa idosa, para outros municípios do Paraná.
“Pato Branco dá um grande passo rumo ao futuro”, resumiu a deputada Leandre. “A população brasileira envelhece rapidamente. Hoje somos o terceiro país do mundo com envelhecimento mais rápido. O Brasil terá a 6ª população maior de idosos do mundo, em 2050. E esta visão que Pato Branco tem para tratar as pessoas idosas é algo extremamente importante. Muito mais do que as obras que a gente possa trazer para uma cidade, cuidar bem do povo é o maior patrimônio que podemos deixar”, completou a deputada.
Leandre é autora do Projeto de Resolução nº 83/2015, que alterou o regimento interno da Câmara dos Deputados possibilitando a criação da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa.