OMS vai iniciar certificação de Pato Branco como Cidade Amiga do Idoso
27 de Setembro de 2017
Representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) estarão em Pato Branco, entre os dias 16 e 17 do próximo mês para uma ação inédita na história do município: iniciar o programa de certificação de Pato Branco como Cidade Amiga do Idoso. A data foi definida nesta quarta-feira (27), durante uma visita da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV-PR) ao representante da OMS no Brasil, Joaquim Molina.
A reunião também contou com a presença da coordenadora da Unidade Técnica de Família, Gênero e Curso de Vida da OMS, Haydee Padilha. Durante o encontro, a deputada paranaense apresentou a intenção do município em iniciar a certificação. De pronto, a ideia foi recebida com muito entusiasmo. “Além de se comprometer em ajudar com a assessoria para o município fazer a certificação, ele fez questão de marcar a data da visita da OMS para Pato Branco”, contou a deputada Leandre.
Segundo a parlamentar, ficou estabelecido que os representantes da Organização Mundial da Saúde ficarão dois dias em Pato Branco. “No primeiro dia, são realizadas reuniões com a comunidade e com a sociedade civil. No segundo dia, eles vão ajudar o Rotary de Pato Branco e a Administração Municipal a estruturar o plano de trabalho”, completou a deputada.
Leandre explicou também que é este plano de trabalho que será enviado para a Organização Mundial da Saúde para iniciar a tramitação da certificação do município junto como uma Cidade Amiga do Idoso.
No final de agosto, a população de Pato Branco lotou o Teatro Naura Rigon para o lançamento do projeto Cidade Amiga do Idoso. O evento contou com a participação da gerontóloga alemã, Ina Voelcker, mestre em políticas públicas e envelhecimento pela Universidade de Londres e diretoria técnica do ILC-Brasil (Centro Internacional de Longevidade).
“O Rotary e a Prefeitura de Pato Branco estão totalmente engajados no projeto. E o início desta certificação, com a presença de representantes da OMS no município, é um resultado da dedicação de todos os envolvidos”, parabenizou Leandre.
Cidade Amiga do Idoso
Cidade Amiga do Idoso é um projeto da Organização Mundial da Saúde, desenvolvido por Alexandre Kalache e Louise Plouffe, que estimula o envelhecimento ativo ao aperfeiçoar oportunidades para saúde, participação e segurança, para aumentar a qualidade de vida à medida que as pessoas envelhecem.
Este projeto é uma das frentes de trabalho do mandato da deputada federal Leandre Dal Ponte, que movimenta várias frentes, tanto no Paraná quanto no Brasil, para garantir ambientes que acolham as alterações físicas e sociais decorrentes do envelhecimento.
Em agosto deste ano, a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa aprovou uma proposta que cria o Programa Cidade Amiga do Idoso em âmbito nacional. O texto foi apresentado pela deputada Leandre como um substitutivo ao Projeto de Lei 1313/11, seguindo diretrizes semelhantes ao projeto da Organização Mundial da Saúde.