Universidade da Criança já muda a vida de pais e filhos no CMEI Criança Esperança
11 de Outubro de 2017
O Projeto Universidade da Criança, desenvolvido em parceria com o mandato da deputada Leandre Dal Ponte, a administração pública, pais e alunos, mudou a rotina do CMEI Criança Esperança, em Chopinzinho. Uma ideia bastante simples, a construção de uma horta comunitária, melhorou o relacionamento não apenas entre pais e filhos, mas também dos pais com a escola, que passou a fazer ainda mais parte da vida das famílias.
É o que conta a diretora do CMEI Criança Esperança, Cristiane Verdi. Segundo ela, além de construir a horta comunitária, a frequência dos pais nos eventos organizados pela escola aumentou depois que o projeto iniciou. “Os pais construíram a horta durante o final de semana. E durante a semana os filhos cultivam a alimentação, mantém os cuidados com as plantas, que após serem colhidas tornam mais saudável a alimentação das próprias crianças”, contou Cristiane.
Cristiane lembra que a ideia de construir a horta começou com um questionário, enviado para os pais no início do ano, com perguntas sobre a infância que eles passaram. Todos os pais, segundo ela, apontaram que gostariam que seus filhos tivessem um maior contato com a terra, assim como eles tinham quando na infância, e com as brincadeiras que eles tinham também naquela época.
“Realmente, após este projeto, os pais estão mais presentes na vida das crianças. Eles estão percebendo que a presença física conta mais do que tudo”, afirmou a diretora.
Antônio João, pai do João Pedro, aluno do CMEI Criança Esperança confirma o que a diretora já havia antecipado. “O projeto foi apresentado a nós em uma reunião, no início do ano. E todos os pais abraçaram a causa. Isso tudo reforça o contato do pai com a criança. Este é um projeto que visa o desenvolvimento da criança e a união da criança com a família. É um trabalho muito legal que tem sido feito”, confirmou. “É um projeto muito inteligente e visa a unificação da família com a criança e com o CMEI”, acrescentou Antônio.
O projeto
O Projeto Universidade da Criança é uma iniciativa do mandato da deputada federal Leandre Dal Ponte (PV), que tem como principal objetivo sensibilizar a sociedade civil sobre a aplicação da Lei 13.257/16, que cria o Marco Legal da Primeira Infância. Além de formar líderes e sensibilizar as autoridades e a sociedade civil organizada para o acolhimento das crianças.
Chopinzinho é a cidade que abriga o projeto-piloto do Universidade da Criança, com ações como essa desenvolvidas no CMEI Criança Esperança. De acordo com a deputada Leandre Dal Ponte, o projeto também já está em fase inicial de desenvolvimento em outros municípios do Paraná, como Francisco Beltrão e Irati por exemplo.
“O projeto é uma ideia muito original, que pode ser desenvolvida e adaptada em todos os municípios. Por isso, nós convidamos os gestores públicos que quiserem implantar o projeto, que procurem o nosso mandato. A nossa equipe terá o maior prazer em apresentar o projeto e, quem sabe, desenvolver ações em prol das nossas crianças”, concluiu a parlamentar.