Câmara de Curitiba aprova Plano Municipal da Primeira Infância
17 de Outubro de 2023
Na semana do dia da Criança, os vereadores de Curitiba aprovaram em 2º turno e por unanimidade na manhã de hoje (11) o Projeto de Lei apresentado pelo vereador Dalton Borba (PDT), que abraçou a causa da Primeira Infância no legislativo municipal, apresentando o projeto e articulando até a sua aprovação.
A ideia da criação do Plano Municipal da Primeira Infância (PMPI) partiu do incentivo da deputada federal licenciada pelo PSD-PR e atual Secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, quando ainda em 2021, quando estava a frente da Coordenação da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância do Congresso Nacional sugeriu o projeto ao vereador Dalton Borba.
“É uma imensa alegria ver a aprovação por unanimidade dessa proposta que tanto defendemos no nosso mandato em Brasília. Tenho a certeza que a nossa Capital dará um salto gigantesco na elaboração de políticas públicas inovadoras, transformando a vida das nossas crianças e como sempre foi uma cidade de vanguarda, tem tudo para servir de exemplo para as demais cidades do nosso Paraná e do Brasil”, disse Leandre Dal Ponte, Secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
De acordo com o autor da proposta, vereador Dalton Borba (PDT), a construção do PMPI contará com a participação da sociedade civil e do poder público em todas as esferas. “Também há responsabilidade do Governo Federal em garantir verba orçamentária para que este projeto tenha pleno êxito em nosso Município”, citou o vereador Dalton Borba. “Quem ganha com este projeto, sem dúvida alguma, é a primeira infância de Curitiba, e que a gente possa se tornar um exemplo para o país".
Aprovado em dois turnos na Câmara Municipal, o projeto agora aguarda a sanção do prefeito de Curitiba, Rafael Greca.